O NEP Regional Camaçari realizou o primeiro simulado de grande porte, cujo tema foi Incidente com Múltiplas Vítimas, aconteceu na tarde desta quarta-feira (18/11), e consistiu na culminância do treinamento que qualificou mais de 100 profissionais do Samu Regional com base nas normas da segunda portaria ministerial 2.048/2012. Promovida pelo NEP (Núcleo de Educação Permanente) do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) 192 Camaçari, a ação foi realizada na via marginal da avenida Jorge Amado, em frente ao Espaço Camaçari.
O treinamento simulou um acidente de trânsito com 13 vítimas em estados leves, médios e graves, em função de uma colisão que envolveu dois carros, uma moto e um ônibus. No simulado realizado em uma das avenidas mais movimentadas da cidade, os profissionais colocaram em prática todo o conhecimento adquirido no decorrer do curso de Incidente com Múltiplas Vítimas. Os métodos adotados foram baseados START, itens indispensáveis para o êxito na remoção de vítimas após um acidente.
De acordo com o coordenador do treinamento em Camaçari, Marcival Bispo, além de atualizar os profissionais no que se refere aos protocolos utilizados para atuar nas diversas situações que envolvem mais de cinco vítimas, o simulado consiste em uma formação continuada com ampla magnitude nos níveis de ocorrências.
O operador de abastecimento Lázaro Queiroz, de 34 anos, acredita que essencial que os profissionais estejam munidos de conhecimento prático para a execução do trabalho.” É sempre gratificante participar desse tipo de ação”, ressaltou Lázaro Queiroz, que participou do simulado como voluntário brigadista.
A ação foi realizada pela manhã com atividades na Sede do Samu Camaçari e na via marginal da avenida Jorge Amado, à tarde.
O simulado contou com a participação de médicos, enfermeiros, condutores e técnicos de enfermagem das unidades que integram o SAMU Regional, ou seja, das cidades de Dias D´Ávila, Mata de São João, Pojuca, São Sebastião do Passé, Conde, Itanagra, Lauro de Freitas e Simões Filho.
A atividade contou com a participação e apoio das equipes do Grupo APH Resgatar, STT (Superintendência do Trânsito e Transporte) e da Defesa Civil, além do 5° Subgrupamento do Corpo de Bombeiros/Camaçari, do GRAER (Grupamento Aéreo) e do Resgate da Bahia Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário