O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Lauro de Freitas completou dez anos de existência neste sábado (18). Como parte da comemoração, realizou no auditório da Secretaria de Saúde um curso de múltiplas vítimas e a tarde, às 16h, no campo de futebol de Areia Branca (ao lado do módulo da PM), aconteceu um simulado de acidentes com múltiplas vítimas, com a presença do Grupo APH Resgatar, do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Graer, Agentes de Trânsito, Guarda Municipal e o Samu.
Com sua base situada na Estrada do Coco, atualmente o Samu conta com uma ambulância básica, uma avançada, uma motolância e uma caminhonete 4x4 com tração nas quatro rodas, que facilita a prestação do serviço, nas ocorrências de urgência e emergência, com rapidez e eficácia em locais de difícil acesso da cidade. Em breve o bairro de Itinga será contemplado com mais uma base.
A equipe de profissionais que acompanha a ambulância avançada é composta por um Médico; um Enfermeiro; um Técnico de Enfermagem e um Condutor Resgatista. A ambulância básica é composta por um Técnico de Enfermagem e um Condutor Resgatista. Já a motolância é conduzida por um técnico de enfermagem - socorrista.
Sobre o Samu:
Fundada em Lauro de Freitas no dia 18/07/2005 o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Samu já realizou em 2015 mais de 1000 atendimentos. É um serviço de socorro pré-hospitalar móvel que chega rapidamente às pessoas, em qualquer lugar que se encontrem, após um acidente ou qualquer problema de saúde urgente que possa levar ao sofrimento ou até mesmo à morte. O pedido de socorro é feito gratuitamente por meio de uma ligação para o número 192. Desse modo, o solicitante tem acesso a uma equipe de profissionais de saúde preparada para atendê-lo da melhor maneira e com recursos tecnológicos de ponta integrados à ambulância.