Presente no município de Ubaitaba para a realização da formatura de 44 resgatistas, o Grupo APH RESGATAR, foi acionado para ajudar a socorrer mais de 20 alunos matriculados no Curso de Bombeiros Civil promovido pelo Instituto Beneficente Eletro Carlos (IBEC) ficaram feridos em um grave acidente na noite deste sábado (30/08). O acidente aconteceu na BR 030, próximo ao distrito de Faisqueira. Os alunos estavam sendo transportados na carroceria de um caminhão caçamba de placa JOE- 1070, dirigida por um homem de prenome Jailtom.
Os alunos estavam se deslocando para participarem de um treinamento em uma fazenda no município de Maraú. Segundo informações, o veículo não conseguiu subir uma ladeira que fica logo após uma ponte, descendo de ré e virando em seguida.
As vítimas foram encaminhadas para o hospital de Ubaitaba e em seguida conduzidas para Itabuna em várias ambulâncias disponibilizadas por municípios vizinhos.
Alguns alunos tiveram fraturas expostas, pancadas e escoriações em várias partes do corpo. O Instituto Beneficente Eletro Carlos, responsável pelo Curso de Bombeiro Civil é presidido pelo vereador ubatense, Carlinhos Diplomata (PR), que há anos realiza diversos cursos técnicos em Ubatã e em municípios da região.
O Coordenador Técnico do Grupo APH RESGATAR, o enfermeiro, Marifredson Bispo, interviu de maneira precisa triando as múltiplas vítimas, categorizando-as,segundo protocolo START. As vítimas mais graves foram transferidas para o município de Itabuna, as demais deram continuidade ao tratamento no HOSPITAL DE UBAITABA. "Importante que realizemos um atendimento pré hospitalar dentro dos critérios protocolados",afirma Marifredson.
O Diretor do GRUPO APH RESGATAR, Marcival Bispo, parabenizou a iniciativa dos Resgatistas formandos do I CURSO DE FORMAÇÃO EM RESGATISTA em Ubaitaba, Sandra Alves e José Nilton, técnicos de enfermagem, plantonistas do Hospital de Ubaitaba, no momento do acidente. Presente na intervenção, o diretorlamentou a fatalidade do acidente e mostrou-se muito satisfeito com a atuação dos seus resgatistas que compunham a equipe de saúde e os que sensibilizados pelo ocorrido dispuseram-se, voluntariamente, para otimizar a intervenção, sendo eles Fabiano Novaes, Jacson Barbosa e Everlândia Silva. "A sensação de ver a semente germinada não se descreve, sente-se. Parabéns Resgatistas, vocês são profissionais!", afima.
Fotos: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente.